Criada em 22 de março de 1970 pela Lei nº 629 que entrou em vigor em 27 de novembro de 1972, a Biblioteca Pública de Vespasiano funcionou inicialmente em um sala da Prefeitura.
Em 25 de outubro de 1980 foi inaugurada a sede da Biblioteca, na região central do Município, à rua Dona Mariana da Costa, 66. Ela recebeu o nome de Biblioteca Pública Municipal Hebert Fernandes em homenagem a um ex Prefeito de Vespasiano.
Clique aqui para acessar a página da Biblioteca.
O acervo bibliográfico atualmente tem mais de 14.000 (catorze mil) exemplares cadastrados através do Programa PHL 8.3. Desse total, uma média de 4.538 (quatro mil, quinhentos e trinta e oito) são literários. Possui também periódicos como revistas diversas e jornais. Ainda conta com computadores para uso do usuário visando pesquisas em plataformas digitais.
O cadastro de usuários é composto de uma média de 4.000 (quatro mil) cadastrados que conforme fichas de cadastros são moradores dos diversos bairros, condomínios e regiões do Município.
Tendo em seu entorno estabelecimentos comerciais, e próxima à Praça JK, Casa da Cultura, Palácio das Artes e outros prédios públicos, a localização da Biblioteca possibilita que os diversos públicos, trabalhadores da indústria, comércio, estudantes e demais pessoas tenham acesso ao espaço tornado-o movimentado.